Prefeitura quer preservar vida de tartarugas marinhas na Praia das Astúrias

A Prefeitura, a Polícia Ambiental e o Grupo de Reabilitação de Animais Marinhos (Gremar) da cidade do Guarujá, realizaram uma ação conjunta para orientar os banhistas que frequentam o canto da praia da Astúrias para que não alimentem as tartarugas marinhas que habitam aquele local.  A operação aconteceu no período de 23 a 26 de janeiro.

De acordo com a Lei 9605/98, é proibido alimentar, pescar e tocar nas tartarugas. Qualquer interferência no habitat natural pode alterar a rotina da espécie marinha. Apesar das placas fixadas no local, informando sobre o assunto, os frequentadores da praia estão desrespeitando a legislação.

Segundo o secretário do Meio Ambiente de Guarujá, as equipes estão em ronda constante, orientando os banhistas para que mantenham distância e não alimentem os animais.

“Teremos nossas equipes em constantes rondas em todos os pontos onde há incidência de aparição desse animal, para que o frequentador desses locais não tenha maiores problemas com a legislação de proteção das tartarugas marinhas”, alertou.



A veterinária do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM) Reviva — da Ilha dos Arvoredos de Guarujá explicou que a espécie é a Tartaruga Marinha Verde. Segundo ela, esses animais se reproduzem em ilhas oceânicas do norte do Oceano Atlântico, atravessando rotas da Costa da África.

“A região da baixada santista é uma importante área de alimentação. Essa ação em conjunto e harmoniosa, que estamos fazendo, nos ajuda a esclarecer à população o que acontece com as tartarugas. Quando alimentamos o bicho, estamos alterando sua rotina, o que é prejudicial”, alertou a veterinária.
O soldado PM Peique, da Polícia Ambiental, reforça as palavras da veterinária.

“O apoio da Prefeitura é essencial. Esse alerta à população do que não pode ser feito é muito bom, pois evita uma série de constrangimentos, como a prisão do infrator, já que alimentar e tocar esses animais é crime ambiental”, informou o PM.

Fonte: Prefeitura do Guarujá





Deixe seu comentário