Prefeitura de Guarujá fiscaliza táxis em diversos pontos da Cidade

A Prefeitura de Guarujá iniciou fiscalização nos táxis na Cidade. O objetivo é agir contra falsos taxistas e a iniciativa deverá ocorrer mensalmente em diversos pontos do Município.

Veículos e documentos dos profissionais serão vistoriados. A operação é realizada pela Diretoria de Trânsito e Transportes (Dutra), da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano. Guarujá conta com 20 pontos de táxis e 234 veículos cadastrados para atuar na atividade.

O chefe do setor dos Transportes Públicos, explicou que a ação visa dar suporte aos próprios profissionais. Segundo ele, os taxistas reclamavam de colegas de trabalho que não estavam aptos a atender os clientes. “Cada ponto tem um coordenador eleito pelos taxistas, que nos traz as reclamações. Ocorre que alguns taxistas não respeitam as normas”, explicou.



Segundo o chefe de Transportes Públicos, para estar em conformidade com a lei, o taxista precisa estar com a habilitação e a carteirinha de taxista em dia. “Além disso, necessita estar bem aparentado, usando, no máximo, uma bermuda, e evitar fumar no carro”, orientou Ferreira.

Já o veículo precisa ter o adesivo da vistoria do ano fixado no vidro. O selo  certifica que o táxi está com a parte elétrica, pneus e  taxímetros aferidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). O luminoso em cima do carro também é uma exigência, entre outras coisas.

Para táxis e taxistas irregulares, as multas vão de R$ 87 a R$ 500, podendo até ser cassado o alvará que permite o veículo circular. As multas podem ser aplicadas por agentes e fiscais de trânsito da Dutra.

Pela lei, cada cidade deve ter um táxi circulando, para cada 1.500 habitantes. Em Guarujá, cada táxi pode ter, além do responsável, dois auxiliares (taxistas que trabalham com o mesmo veículo em diferentes horários) cadastrados.

Fonte: A Tribuna





Deixe seu comentário