anhistas são orientados a não alimentar tartarugas no Guarujá

Banhistas que frequentam o canto da Praia das Astúrias, na cidade Guarujá, foram orientados a não alimentar as tartarugas marinhas do local.  A ação conjunta envolveu a  Prefeitura de Guarujá, a Polícia Ambiental e o Grupo de Reabilitação de Animais Marinhos (Gremar) e ocorreu entre os dias 23 a 26.

De acordo com a Lei 9605/98, é proibido alimentar, pescar e tocar nas tartarugas. Qualquer interferência no habitat natural pode alterar a rotina da espécie marinha. Apesar das placas fixadas no local, informando sobre o assunto, os frequentadores da praia desrespeitam a legislação, segundo a prefeitura.



A veterinária do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM) Reviva — da Ilha dos Arvoredos de Guarujá, Andréa Maranho, explica que a espécie é a Tartaruga Marinha Verde. Segundo ela, esses animais se reproduzem em ilhas oceânicas do norte do Oceano Atlântico, atravessando rotas da Costa da África.

“A região da baixada santista é uma importante área de alimentação. Essa ação em conjunto e harmoniosa, que estamos fazendo, nos ajuda a esclarecer à população o que acontece com as tartarugas. Quando alimentamos o bicho, estamos alterando sua rotina, o que é prejudicial”, alerta Andréa.

Fonte: Jornal a Tribuna





Deixe seu comentário