Com cerca de 400 metros de extensão, a praia do Mar Casado Guarujá é muito requisitada e procurada principalmente por família com crianças, devido seu mar tranquilo e praticamente sem ondas.
A Praia do Mar Casado recebe esse nome devido sua formação e o posicionamento do Morro do Mar Casado, quando a maré está alta as águas da praia do Pernambuco se unem com as da praia do Mar Casado formando uma só praia e transformando o Morro do Mar Casado na Ilha do Mar Casado.
Com a maré baixa, é possível atravessar caminhando até o morro, onde é possível ter uma vista panorâmica incrível do mar casado e toda a praia de Pernambuco, além da vista privilegiada do famoso Hotel Resort Sofitel Jequitimar, construído em 2005 pelo grupo Silvio. Santos.
Muito procurada e indicada para famílias com crianças devido sua formação, quando a maré está baixa forma uma deliciosa piscina natural, sem ondas e super tranquila. Além de proporcionar a travessia até o morro do mar casado.
O que os viajantes dizem da Praia do Mar Casado Guarujá
A praia é pequena e enche rápido, também acredito que estava cheia devido ao feriado porém, mar super calmo (ótimo para crianças), diversos quiosques e ambiente bem familiar. Um pouco mais distante do Sofitel Jequitimar, a praia de Pernambuco é calma e perfeita para relaxar, ouvir o mar e tomar sol, além da vista sensacional.
A Praia do Mar Casado tem este nome pois, na maré baixa, o mar “se abre” deixando um caminho seco até a “ilha”… mas quando a maré sobe, o mar “se une” novamente tornando a ilha realmente uma ilha!!
Praia do Mar Casado Guarujá Piscinas Naturais
As Piscinas Naturais ficam no morro á direita do Mar Casado, mas o acesso para a trilha não é pelas areias da praia, este fica um quarteirão antes, na Avenida Marjorie Prado.
Mas é realmente natural?
Não, provavelmente houve intervenção humana na criação. Não se sabe verdadeiramente quem o fez, no entanto relatos indicam que foi Fernando Lee, o mesmo que desenvolveu uma super estrutura sustentável na Ilha dos Arvoredos, onde hoje há um Instituto de tratamento de animais marinhos. A construção teria sido feita entre os anos 50 e 60.
Dicas para as Piscinas Naturais
- Vá sempre acompanhado, nunca só! Por cautela e segurança opte em ir com amigos, família, grupos… lá não há salva vida ou qualquer tipo de estrutura.
- Não recomendado para crianças ou idosos com dificuldade de locomoção, além da trilha. As rochas até a piscina são escorregadias.
- Saia antes do anoitecer, a maré subirá, com a subida as ondas batem nas pedras e até encobrem a piscina, portanto muito cuidado.
- Em dias de chuva e céu nublado, nem pensar. Prime pela segurança, nesses períodos a maré está alta, podendo não só cobrir como deixar muito escorregadio o acesso.
- Preserve! Dica essencial, vale pra qualquer local do planeta. Quer levar uma bebida, lanche, bala ou chiclete… leve, apenas traga de volta todo o lixo produzido e descarte em local adequado, não seja mané!
- Trilha: moderada, com pequenos barrancos, podem haver árvores caídas durante o percurso, a parte dos rochedos merecem atenção redobrada.
Mapa de localização
