A Caminhada Ecológica do Forte dos Andradas, realizada pela 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, abre as comemorações da Semana da Pátri, neste domingo (25), com saída marcada para as 9 horas. O evento tem o apoio da Prefeitura de Guarujá e da Sociedade de Amigos do Forte dos Andradas (SOAFAN).
Serão cerca de 4 Km de passeio, desde a orla da praia até o Sítio Histórico do Forte dos Andradas, onde os participantes poderão conhecer a sua arquitetura, as obras de arte da engenharia militar, a extensa área de Mata Atlântica nativa ainda preservada e uma vista privilegiada da natureza.
Para participar, os interessados devem comparecer ao Forte dos Andradas – Praia do Monduba, s/n, no Guaiúba, a partir das 8 horas. A concentração será às 8h45min na Praia do Monduba, interior do Forte dos Andradas, onde será realizado um aquecimento antes da largada, que está prevista para as 9 horas.
Os caminhantes terão à disposição monitores da Secretaria de Esporte e Lazer de Guarujá que realizarão alongamento e acompanhamento durante todo o percurso. Serão oferecidos também serviços de aferição de pressão arterial a fim de garantir uma caminhada segura aos participantes.
O passeio vai contar ainda com apresentações de capoeiristas e dos grupos Violodum, Afroketu e Quinteto Vocal, na abertura das atividades e nos pontos de parada do percurso. A criançada poderá se divertir com brinquedos infláveis, cama elástica e contação de história, com a poetiza Marcia Guedes.
Outra iniciativa da Caminhada Ecológica é a promoção da solidariedade. Cada participante deve entregar no dia do passeio 1 Kg de alimento não perecível, que será doado para uma entidade carente do Guarujá. Vale ressaltar que em caso de mau tempo o evento será cancelado.
Localização e história – O Forte dos Andradas está localizado na ponta de Monduba, ao sul da Ilha de Santo Amaro. É uma área militar localizada ao fim da Praia do Tombo – Bandeira Azul. A trilha de 2.500 metros de subida segue até um túnel com 150 metros, numa rocha, onde podem ser vistos canhões de 280 milímetros, em meio à Mata Atlântica.