Pimeiro trecho de corredor que vai ligar SP a Guarulhos é entregue

O primeiro trecho do corredor de ônibus que vai ligar a cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, à capital paulista foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (3) pelo secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

Com 3,7 km de extensão, o trecho entre os terminais de ônibus Taboão e Cecap, dois bairros de Guarulhos, deve atender 30 mil passageiros por dia. Construída no canteiro central da via e com dois terminais de integração, a obra custou R$ 39,7 milhões. Neste primeiro trecho, irão circular cinco linhas de ônibus metropolitanos e a estimativa é que o tempo de locomoção dos passageiros seja reduzido em seis minutos.

De acordo com a EMTU, quando o corredor estiver totalmente concluído, uma linha que tem hoje um tempo médio de 100 minutos de percurso ,  terá uma  redução de 30%, devendo fazer o mesmo percurso em 62 minutos, diminuindo, em média,  30 minutos no tempo de viagem.

O corredor terá outros dois trechos entregues em 2015, segundo o governo, que irão totalizar 20 km de extensão e atender 190 mil passageiros por dia.



Um deles vai de Cecap até a Vila Galvão, em Guarulhos. O outro vai ligar a Vila Endres, em Guarulhos, até a região da Avenida Tiquatira, na Penha, Zona Leste da capital paulista. Segundo o governo, a previsão é que sejam gastos R$ 250 milhões nesses trajetos.

Futuramente, o corredor será estendido do Terminal Vila Galvão até o Terminal Tucuruvi, na Zona Norte de São Paulo. “O trecho de Vila Galvão até o Terminal Tucuruvi depende de estudos, de desapropriações”, afirmou o secretário. Também está prevista a ampliação do corredor entre o Terminal Taboão e o Terminal Municipal São João.

As obras do trecho entre o Terminal Cecap e a Vila Galvão terão início neste mês e devem terminar até o fim do ano que vem. Já a ligação com a Tiquatira, que será integrado com a futura estação Tiquatira do Metrô e da CPTM, ainda está na fase de projeto. O trecho que liga Guarulhos e São Paulo só deve começar a ser construído em 2014 e ficar pronto em 2015.

Esse é o segundo corredor metropolitano do estado administrado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU).

Fonte: G1





Deixe seu comentário