Saúde defende prioridade para moradores do Guarujá

Desde junho desse ano, a Prefeitura de Guarujá vem atuando pelo principio do novo sistema de vagas hospitalares, implantado pelo Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal da Saúde criou a central de Sistema de Regulação de Vagas com médico regulador e profissionais treinados pelo Ministério da Saúde, para atender dentro das normas do Sistema de Informação e Regulação (Sisreg).

O sistema municipal organiza o atendimento à população para leito comum e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No entanto, essa semana o Sistema de Regulação do Estado de São Paulo tomou a frente e incluiu um paciente de outra cidade num dos 20 leitos, enquanto três pacientes aguardam uma vaga na Unidade de Pronto Atendimento “Matheus Santamaria” – PAM da Rodoviária.

“A regulação estadual sem pedir autorização utilizou uma das vagas da UTI do Hospital Santo Amaro, para morador de outra cidade, passando por cima do Sistema de Regulação Municipal, enquanto pacientes da Cidade, em estado grave, aguardam uma vaga”, explicou indignado o secretário adjunto da Saúde, Cássio Luiz Rosinha.

De acordo com o secretário adjunto, o Hospital Santo Amaro alega que o paciente tinha autorização de internação, por isso o leito foi ocupado. Cássio Rosinha afirma ainda que as vagas para pacientes de outras cidades só devem ser disponibilizadas caso não tenha nenhum paciente morador da Cidade precisando delas.



“O Hospital alega que não tinha conhecimento da situação. Gostaria de ressaltar que hoje o Guarujá tem uma central de regulação séria que atende os critérios de risco e as normas do Sistema Nacional. Os leitos não são preenchidos por interesses políticos” afirmou Cássio.

Regulação – O Sistema de Regulação Municipal foi implantado para todos os leitos hospitalares contratualizados pelo Hospital Santo Amaro e exames e agendamentos serem realizados de forma a garantir o atendimento aos pacientes de risco, conforme ordem cronológica e de avaliação clínica de gravidade. Um médico regulador atende na Unidade de Pronto Atendimento Médico (PAM Rodoviária) e é o responsável pela autorização e priorização das internações de urgência. “Os critérios utilizados são, exclusivamente, clínicos”, afirmou o secretário adjunto.

Para o Secretário Municipal da Saúde, Marco Antonio Barbosa dos Reis, o trabalho de regulação garante aos profissionais da saúde e as instituições envolvidas uma demonstração de qualidade na assistência e na Saúde Pública.  “O Sistema garante seriedade na ocupação das vagas hospitalares e serve para que a Prefeitura conheça as reais necessidades dos pacientes, para estudar e planejar ações eficientes na área” justificou Reis.

A Regulação Municipal conta com equipe de médicos, enfermeiros e assistentes sociais, que agendam os exames e as consultas na Secretaria Municipal da Saúde. Os registros com data, local e o preparo necessário para a realização dos procedimentos são enviados às Unidades Básicas encarregadas de informar aos pacientes.

Fonte: Prefeitura do Guarujá





Deixe seu comentário