Prefeitura do Guarujá multa a Sabesp em R$ 303 mil por vazamento

A Prefeitura do Guarujá aplicou duas multas à Sabesp, no valor total de R$ 303 mil, por causa de “extravasamento de esgoto para a rede de água pluvial”, que desemboca em duas praias da Cidade: Enseada e Pitangueiras.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Élio Lopes, afirma que esta situação não ocorreu por causa das chuvas. “A rede de esgoto está extravasando em época seca”. Segundo ele, isso pode estar ocorrendo por três motivos. “Ou a rede está subdimensionada, ou a estação elevatória está apresentando problemas ou há obstrução nos radiais”.

Lopes afirma que foi dado prazo de 24 horas para a resolução do problema por parte da Sabesp. “Caso contrário vamos encaminhar para o Ministério Público. É bom que se deixe claro que esgoto é de competência do Estado”.

O vereador Antonio Addis Filho (PV), presidente da Comissão de Fiscalização e
Controle e vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, constatou o problema em Pitangueiras, conforme noticiado no dia 30 de dezembro do ano passado por A Tribuna.

Depois disso, afirma ele, o esgoto se alastra para outros locais. “O que está acontecendo é que a rede da Sabesp não comporta a quantidade de pessoas que está na Cidade e não consegue levar o esgoto para o sistema de tratamento da Vila Zilda”.



Sua preocupação é que a situação tenha relação com os casos de diarreia que aumentaram demasiadamente desde o início do ano. “Colocamos a culpa na raspadinha servida pelos ambulantes, nos sucos. Enquanto isso há esgoto sendo jogado nas praias”.

Pedido

O parlamentar apresentou no ano passado uma indicação para que sejam tomadas providências para a retirada do lançamento das águas pluviais nas praias. Ele pede que a água da chuva seja desviada para as tubulações que deságuam nos emissários submarinos.

Sobre isso, o secretário de Meio Ambiente foi categórico: não é possível fazer. “Não haveria vazão em dias de chuva. Há duas linhas, uma de esgoto e outra de águas pluviais. Eventualmente pode ter esgoto caindo na galeria de água pluvial. Só que quando a vazão é pequena, o sistema absorve. Mas se chover vai transbordar esgoto para a Cidade inteira”.

Sabesp

A Sabesp nega que haja esgoto nas praias. A assessoria de imprensa da concessionária informa que “no começo do ano, as fortes chuvas causaram alagamentos em algumas ruas da Cidade. Para esgotar a água da chuva, alguns moradores abriram e danificaram os Poços de Visitas da Sabesp. Portanto, trata-se de águas pluviais”.





Deixe seu comentário