Prefeita de Guarujá pede que Governo repense reforço da Polícia Civil ‎

A decisão do Estado de não deslocar reforço da Polícia Civil para a Operação Verão 2012 na Baixada Santista  preocupou a Prefeitura de Encontra Guarujá. Nesta quarta-feira, quando o governador Geraldo Alckmin esteve no Município, a prefeita Maria Antonieta pediu que ele revertesse a determinação .

A chefe do executivo, que também preside o Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb),  argumentou que a medida poderá acarretar sérios prejuízos à segurança pública da região.  De acordo com Antonieta, o governador prometeu que, em até três dias, dará uma resposta sobre a solicitação.

Sem reforço

Há dois dias, o delegado geral de Polícia de São Paulo, Marcos Carneiro Lima, afirmou que a Polícia Civil não deslocará investigadores, delegados e escrivães de outras cidades do Estado para a Operação Verão 2011/2012 na Baixada Santista. “Não há motivo para esse deslocamento de policiais civis do interior ou da Capital para a Baixada Santista”

Se a decisão não for revertida, essa será  a primeira vez que a Operação Verão não contará com efetivo da Polícia Civil de outras cidades.



Diferentemente de anos anteriores, quando um efetivo era convocado pela Delegacia Geral da Polícia Civil a participar do programa do Governo nos municípios do litoral, esse ano, o órgão optou pelo convite aos policiais interessados em se integrar à operação.

A Secretaria de Segurança Pública do Estado informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que apesar de a Operação Verão ser um programa do Governo, o efetivo da Polícia Civil é de responsabilidade da Delegacia Geral. Explicou que a medida, ainda que polêmica, é positiva já que visa dinamizar o trabalho exercido pelos policiais civis nos distritos. Eles têm como função a investigação e não a realização de rondas e blitze, que é de responsabilidade da PM.

Dados sobre o programa, ocorrido tradicionalmente entre dezembro e fevereiro no litoral paulista, ainda não foram oficialmente divulgados. A expectativa é de que detalhes da operação sejam esclarecidos hoje pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), que estará na região para inaugurar uma linha turística.

A notícia incomoda autoridades da região, que entendem que a falta de reforço no policiamento civil poderá comprometer a segurança pública no litoral, que demanda atenção especial durante a temporada.

Fonte: Jornal a Tribuna





Deixe seu comentário