Praia no Guarujá e marina em Angra renovam certificado de qualidade ‎

A praia do Tombo, no guia do Guarujá (SP), e a marina Costabela, em Angra dos Reis (RJ), conseguiram a renovação da certificação internacional Bandeira Azul para a temporada 2011/2012.

O resultado foi divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Ambiental Ratones, responsável pela iniciativa no Brasil. A Bandeira Azul foi criada em 1985 na França, está presente em 3.650 praias e marinas em 44 países e é uma referência mundial de balneabilidade e organização.

Os dois locais foram os únicos no Brasil a obter a certificação na temporada passada e a conseguir a renovação para o próximo verão. A praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, também ganhou o selo internacional em dezembro de 2010, mas o perdeu em janeiro deste ano depois de descumprir critérios ambientais devido ao lixo na areia.



“Gostaríamos de ter mais praias e marinas inscritas, mas, como é um programa que prima muito pela clareza, os municípios têm medo de não serem aprovados. Esperamos que a praia do Tombo e marina Costabela sirvam de exemplo”, afirma Leana Bernardi, coordenadora Programa Bandeira Azul no Brasil.

Segundo ela, Ubatuba, Fernando de Noronha e o Estado de Alagoas já demonstraram interesse em obter a Bandeira Azul para as próximas temporadas.

Para a obtenção do selo de qualidade, são avaliados 33 critérios divididos em quatro grupos: educação ambiental, gestão ambiental, segurança e qualidade da água.

Uma praia pode candidatar-se para a Bandeira Azul se for oficialmente uma área de banho com pelo menos um ponto de coleta para análise de qualidade de água e tiver livre acesso em qualquer sentido e direção.

Uma marina pode obter o selo se for oficialmente uma área para barcos de passeio em águas costeiras ou interiores. A marina pode ser parte de um complexo portuário maior desde que esteja claramente demarcada e separada e dessas outras atividades.

Fonte: Jornal de Floripa





Deixe seu comentário