No Guarujá, tripulantes com problemas respiratórios seguem internados

Quatro pessoas que estavam a bordo do cruzeiro MSC Amonia continuavam internadas no Hospital Ana Costa, em Santos, e no Hospital Santo Amato, na cidade do Guarujá, no ambas no litoral paulista, na manhã desta segunda-feira (20). Dez pessoas foram hospitalizadas com sintomas respiratórios que estavam internados com sintomas respiratórios agudos, como gripe, tosse e febre após a morte de uma garçonete de 30 anos, tripulante do navio, na madrugada do sábado (18).

Três tripulantes permaneciam hospitalizados em Santos nesta segunda. Uma passageira de 13 anos também seguia internada no Guarujá. Está prevista uma entrevista coletiva de imprensa na manhã desta segunda com um médico do Hospital Ana Costa para prestar esclarecimentos sobre o estado de saúde das vítimas.

Dentre os tripulantes que foram internados havia um homem de Porto Alegre e três estrangeiros – um indiano e dois tailandeses. Os passageiros que foram liberados neste domingo (19) devem permanecer em repouso e em observação.

O hospital informou que pediu ao Instituto Adolfo Lutz exames clínicos sobre a causa da morte de Fabiana e também sobre os sintomas apresentados nas dez pessoas que foram internadas, para confirmar a possibilidade deles apresentam o vírus da gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína, ou outra doença. Segundo o hospital, o instituto informou que dará prioridade aos exames.

O navio MSC Armonia foi inspecionado pela Vigilância Sanitária antes do desembarque dos passageiros e teve autorização da vigilância sanitária para operar novamente, segundo a assessoria de imprensa da empresa. Um novo cruzeiro partiu às 17h de sábado com destino a Mar del Plata, Argentina, com 2 mil pessoas a bordo. O cruzeiro deve durar oito noites e a MSC não informou se houve desistências depois da morte da tripulante.



A assessoria de imprensa da capitania informou que recebeu um laudo da Vigilância Sanitária de que não havia riscos aos passageiros e que o navio poderia continuar a operar.

Fabiana dos Santos  trabalhava como garçonete e desembarcou na quarta-feira (15) em Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, com febre e tosse. No mesmo dia ela foi internada em Santos. O quadro de saúde evoluiu para um processo infeccioso que a levou a óbito na sexta-feira.

Mais de 2 mil passageiros
O navio da MSC atracou no Porto de Santos no sábado por volta das 5h da manhã. Funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foram para o local fazer uma vistoria na embarcação. Mais de 2 mil passageiros estavam dentro do navio sem poder deixar a embarcação até as 11h50. Eles começaram a ser liberados para deixar o navio no início da tarde.

Por meio de uma nota, a imprensa da MSC confirmou a morte da tripulante, que apresentou quadro de pneumonia, com febre e tosse.

Veja a íntegra da nota da MSC:

“A tripulante Fabiana dos Santos foi internada na última quarta feita com tosse e febre, com diagnóstico inicial de pneumonia. O quadro se agravou e a tripulante veio a falecer na última madrugada.
A MSC Cruzeiros lamenta o ocorrido e está prestando toda a assistência aos familiares e amigos.
A empresa está acompanhando o trabalho das autoridades e aguarda os laudos definitivos.
A companhia reforça ainda que a Anvisa inspecionou o navio e o desembarque está ocorrendo normalmente. Assim que terminar esse procedimento, será iniciado o embarque para o próximo cruzeiro.”

Fonte: G1





Deixe seu comentário