Mais de R$ 100 mil são investidos na reforma da Usafa David Capistrano no Guarujá

A agente comunitária de Saúde, Ângela Maria Rapouso, mora no Morro do Engenho e atua há 10 anos levando ações preventivas à comunidade. Deste tempo, quatro anos de sua profissão Dona Ângela trabalha na Unidade de Saúde da Família (Usafa) David Capistrano, na Vila Zilda. E é nesta Usafa que a Prefeitura de guia Guarujá está investindo R$ 116.151,09 em reformas. A iniciativa vai melhorar as condições de trabalho de Dona Ângela, 35 funcionários e comunidade que utiliza o equipamento de Saúde.

A Usafa Vila Zilda foi inaugurada em 2007 e, mesmo com pouco tempo, a urgência de uma reforma é perceptível, seja nas paredes trincadas por rachaduras, mofo e infiltração ou na falta de espaço para atendimento. A realidade da unidade mostra que a intervenção já é necessária.

“A reforma é urgente! Falta estrutura para desenvolvermos melhor nosso trabalho. Recebemos a notícia da reforma e só temos a comemorar, assim como a comunidade que receberá o atendimento em melhores condições”, declara Dona Ângela, com a propriedade de uma das primeiras agentes comunitárias de Saúde e percussora da Pastoral da Criança em Guarujá.

A intervenção será realizada em 232,65 m² de área construída. A reforma compreende: substituição dos pisos, revisão geral da cobertura, instalações hidráulicas e elétricas, substituição das esquadrias de madeiras e metálicas (portas e janelas), reforma do forro, substituição dos vidros quebrados, pintura e limpeza geral, sala de espera, recepção, sala da diretoria, farmácia, sanitários masculino, feminino e adaptado, consultórios, sala de inalação, sala de curativo, sala de enfermagem, odontologia, refeitório, copa, área de serviço e sala para reuniões.



De acordo com a responsável da unidade, Fernanda Tramontina Cruz, a Usafa atende aproximadamente 500 pessoas por dia, por isso a estrutura comprometida atrapalha, e muito, o trabalho do dia-a-dia. “Esta reforma, como todos podem ver, é necessária. Escutamos reclamações dos pacientes e dos profissionais que trabalham na unidade”.

Uma destas pacientes é Michele Cristina Martins, que mora na Vila Zilda há 28 anos, faz acompanhamento para hipertensão e também faz do seu filho com pediatra. “Precisa melhorar a estrutura desta unidade de Saúde. Aqui são atendidos moradores de vários lugares, como Morro do Engenho e Santa Clara”.

Outra situação que comprova a necessidade de reforma na unidade é a sala de reunião, que virou um espaço para arquivo, pesagem da Pastoral da Criança, aleitamento e aulas de alongamento.

A moradora da Vila Zilda, Maria da Glória Silva, é uma das 15 pessoas quem faz acompanhamento e aulas de alongamento na Usafa, no período da tarde. Junto à irmã e a sobrinha, Maria da Glória, sabe bem da dificuldade que é dividir a sala com outros atendimentos: “Já teve dia que tivemos que fazer alongamento lá fora. Queremos muito esta reforma”.

Serviço – A Usafa Vila Zilda fica na Rua Paulo Augustinho da Silva, s/n (antiga Rua 4) e o atendimento é das 8 às 17 horas. Para coleta de exame, o paciente deve chegar às 7h30. A previsão de conclusão da reforma é de 60 dias.

Fonte: Prefeitura do Guarujá





Deixe seu comentário