Guarujá: Travessia de balsas registra 2º acidente em menos de 10 dias

Em menos de 10 dias, pelo menos dois veículos ficaram presos em rampas automáticas que permitem o embarque de veículos nas balsas na travessia entre Santos e a cidade do Guarujá.

O último incidente ocorreu na tarde de sexta-feira. O advogado Daniel Fernandes Marques flagrou o instante em que um caminhão utilitário ficou preso.

Ele disse que um funcionário da empresa terceirizada que opera o sistema deu o sinal para que os veículos desembarcassem. Em dado momento, uma das rampas levantou antes que a embarcação estivesse vazia, e o utilitário ficou retido nas engrenagens da rampa.

Os veículos que se posicionaram atrás do caminhão não puderam deixar a balsa enquanto técnicos tentavam liberar o tráfego. “Deu um medo na hora do carro cair na água caso a embarcação recuasse”, disse o advogado, que estava em um dos quatro carros impedidos de sair da lancha.

Marques citou ainda que essa foi a segunda vez, em menos de uma semana, que presenciou um incidente no acesso às embarcações.

Em nota, a Dersa afirmou que ainda apura se o acidente ocorreu por uma falha mecânica ou por velocidade incompatível entre as seis paletas da rampa da gaveta de atracação.



A concessionária relatou ainda que tentou entrar em contato com o proprietário do veículo, para que fosse registrada a ocorrência do incidente.

Sem conserto

Em 1º de julho, dia que os novos valores tarifários do sistema entraram em vigor, a professora Eudália Dourado passou instantes de pânico. O carro que dirigia, um Polo preto, ficou suspenso na rampa após uma pane elétrica no equipamento.

Promete melhorias

De acordo com a Dersa, nos últimos 12 meses ocorreram 14 incidentes com veículos nas rampas de acesso às balsas. O órgão afirmou que, em alguns casos, o acidente não foi provocado por falhas no equipamento, mas por imprudências de motoristas.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a autarquia afirmou que o número de acidentes é pequeno (média de 1,16 por mês) se comparado com o volume mensal de 700 mil veículos (23 mil por dia).

Na semana seguinte ao incidente com o carro da professora, a Dersa iniciou a reforma das gavetas do atracadouro da margem de Santos.

As obras para a construção de um novo equipamento e reforma de dois existentes estão orçadas em R$ 27 milhões. Os trabalhos devem ser finalizados até o final de novembro deste ano.

Fonte: Jornal a Tribuna





Deixe seu comentário