Guarujá implanta fiscalização eletrônica nos ônibus

Guarujá contará com um Sistema de Fiscalização Eletrônica do Transporte Coletivo Municipal a partir da próxima segunda-feira. O objetivo é rastrear, em tempo real,  os veículos que circulam pela cidade.

De acordo com a Prefeitura do Guarujá, a medida permitirá, entre outras coisas, o gerenciamento da distribuição dos veículos de acordo com a demanda. Guarujá conta atualmente com cerca de 150 coletivos, que a partir de agora serão acompanhados.

A administração municipal ainda garante que a  implantação do sistema vai garantir mais agilidade e fluidez dos veículos e, consequentemente ,diminuirá o tempo de espera dos usuários do transporte coletivo nos pontos de ônibus.



Além disso, o novo controle  permitirá a comunicação da empresa concessionária do transporte coletivo e da Prefeitura com os veículos em operação direto da Central de Monitoramento, da Diretoria de Trânsito e Transporte (Ditran).

Casos como excesso de velocidade e não cumprimento ou desvio de trajeto serão fiscalizados. A parada do veículo por acidente ou problemas mecânicos também poderá ser controlada. Essa visualização será realizada em tempo real, o que possibilitará ação imediata para atender à demanda.

A medida foi determinada há seis meses, a partir de um decreto municipal. Neste período, foram criados um Centro de Controle Operacional e Sistema de Comunicação e o Sistema de Apuração e Gerenciamento de Dados e Informações Operacionais.

Fonte: Jornal A Tribuna





Deixe seu comentário