Guarujá: Fortes dos Andradas e Itaipu serão revitalizados com ajuda da iniciativa privada

Os fortes dos Andradas, na cidade do Guarujá, e de Itaipu, em Praia Grande, estão dentro dos planos do Exército para passar por revitalização patrimonial. O caminho escolhido pelas Forças Armadas é um programa intitulado Mecenas, pelo qual empresas e pessoas físicas abatem do Imposto de Renda certo valor, a ser doado para o trabalho nas edificações históricas.

“O pedido sobre o Forte dos Andradas, inclusive, já está pronto para ser encaminhado para o Ministério da Cultura (MinC) para análise”, informou o chefe da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), general de Divisão Eduardo José Barbosa.

Ele explicou o programa para convidados militares e civis na última terça-feira, no Forte dos Andradas.”O Exército tem a preocupação de conservar o patrimônio,mas é algo bastante oneroso”, explicou. Por isso,a saída é manter parcerias com prefeituras e parcerias público-privadas(PPA). O Mecenas tem como base a Lei Rouanet, de 1991.



As empresas podem abater até 4% do imposto de renda tributado sobre o lucro real. Já as pessoas físicas,até6%. Como exemplo de resultados do programa já em andamento, o general citou o Programa de Restauração da Fortaleza da Conceição, no Rio de Janeiro, para o qual o MinC autorizou a quantia de R$ 2.011.640,37. O montante será usado na obra de recuperação do edifício.

Responsabilidade

Como o Exército é um órgão público, não pode receber doações em dinheiro. Para o projeto seguir adiante, foi criada a Fundação Cultural Exército Brasileiro, que administra os recursos. “Investir em cultura e turismo é um bom negócio para as empresas, demonstra responsabilidade social. Estamos ajudando a preservar parte de nossa identidade”, comentou o general.”E o mais importante: não há custos, trata-se somente de garantir a aplicação de parte de seu imposto de renda, que já estará mesmo comprometida”.

Fonte: Jornal a Tribuna





Deixe seu comentário