Guarujá: Bitucas de cigarro e animais na areia ameaçam selo de Bandeira Azul

Bitucas de cigarros e a presença de animais na areia estão preocupando a Prefeitura da cidade do Guarujá. Isso porque, ações como esta podem causar a perda do selo internacional Bandeira Azul, conquistado em dezembro do ano passado.

“É importante as pessoas saberem que a areia da praia não é cinzeiro e que essa bandeira não é nossa, nem da Prefeitura, pertence à Cidade. Os moradores e os comerciantes só têm a ganhar com este certificado, principalmente os locais do Tombo. Precisamos ter mais respeito com o meio em que vivemos”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Elio Lopes.



O selo foi concedido pela instituição Foundation for Enviromental Education (FEE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação), credenciada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Unesco para avaliar a balneabilidade de praias.

As praias e marinas candidatas à Bandeira Azul devem cumprir critérios nas áreas de educação ambiental, informação e sinalização de segurança aos usuários, e de qualidade da água e do meio ambiente costeiro. A certificação é concedida em última instância pela FEE após processo que inclui auditorias, avaliação de júri nacional e internacional.

O selo também foi concedido a Jurerê Internacional, em Florianópolis (Santa Catarina), a primeira praia brasileira certificada. A Bandeira Azul tremula em mais de 3,2 mil praias de todo o mundo. O selo tem validade de um ano.

Fonte: Jornal A Tribuna





Deixe seu comentário