Comunidade de Guarujá faz festa para comemorar o Dia da Favela

O Dia da Favela, instituído na cidade do Rio de Janeiro, foi comemorado neste domingo (4) por uma comunidade de Guarujá, no litoral de São Paulo.

O dia foi repleto de lazer e entretenimento, principalmente para as crianças, na rua São José, no bairro do Paecará. No local teve apresentação de grupos de rap, dança de rua e basquete. Houve uma série de atividades, além de apresentações culturais, brinquedos e distribuição de lembrancinhas.

O Dia da Favela foi instituído pelo decreto 4383/06, no Rio de Janeiro, com o objetivo de quebrar paradigmas, desenvolver a cidadania dos moradores e mostrar para a sociedade a cultura criativa e inovadora que existe nas comunidades. O intuito da ação foi dar a possibilidade de um novo olhar para as comunidades, valorizando a autoestima e a cidadania dos moradores.

O evento foi promovido pela Central Única das Favelas (Cufa). O coordenador da organização em Guarujá, José Carlos dos Santos, falou da importância sobre uma ação como esta para as favelas da região. “Tem umas 25 favelas aqui, pelo que a gente fez o levantamento, só no Guarujá. Por isso que tem uma importância grande para a nossa cidade para resgatar a autoestima dos moradores que tem dentro das comunidades do Guarujá”, disse.



Suelaine Silva, coordenadora cultural da Cufa conta que a ideia é mudar a imagem que algumas pessoas tem de comunidades mais pobres. “A favela ela sofre uma discriminação na sociedade. Mas o povo da favela precisa de uma oportunidade pra mostrar o talento porque tem muito talento escondido na favela.”

Vários moradores da comunidade colaboraram com o evento, na distribuição das comidas ou na área da saúde. A estudante de enfermagem Monica Lisboa foi uma das voluntárias. “Eu to fazendo o que eu gosto, to fazendo curso de enfermagem e ajudando minha comunidade”, disse. A técnica de enfermagem Vanessa Célia de Oliveira também aferiu a pressão de várias pessoas da comunidade. ”É bom pra todo mundo, pra nós que estamos ajudando e para a população, eles nos recebem com muito amor e carinho também”, falou.

Um dos organizadores, o comerciante Washington Martins, disse que todos pediram doações para realizar essa comemoração no Dia da Favela. ”Os que podiam doar mais, doavam mais. Os que podiam doar menos, menos. Eu acho importante isso, a união da população”, conta. Já Valdirene dos Santos, organizadora da ação há cinco anos, falou do evento neste ano. ““Foi um sucesso né. Você pode ver pela rua, lotada. O 5º ano foi assim e o 6º será melhor”, afirmou.

Fonte: G1





Deixe seu comentário