COMTUR Guarujá faz balanço de gestão 2010-2012

O Conselho Municipal de Turismo de Guarujá (COMTUR) reuniu-se na última semana para o último encontro do ano, momento em que realizou um balanço do período 2010-2012 e fez projeções para 2013-2016. A reunião, realizada no Casa Grande Hotel Resort & SPA, no Guarujá (SP), contou com a presença de representantes do poder público municipal e sociedade civil organizada.

Em sua explanação, Lourival De Pieri, presidente do COMTUR, exaltou os grandes avanços alcançados pela Prefeitura do Guarujá por meio da Secretaria de Turismo, Guarujá Convention & Visitors Bureau (GC&VB), Associação da Orla de Guarujá, Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (ACEG) e meios de hospedagem e alimentação, entre outros, ao longo do período.Também pontuou ações importantes que devem ser continuadas e/ou iniciadas em 2013. “As reuniões do COMTUR, que congrega órgãos, entidades e empresas, facilitaram muitas destas realizações”, disse De Pieri.



Em seguida, Maria Eunice Groetzinger, Secretária de Turismo de Guarujá, apresentou aos participantes as ações promovidas pela Prefeitura entre 2010 e 2012. Foi destaque a criação das Rotas do Dragão, que são roteiros que consideram o agrupamento de atrações culturais, históricas e naturais de maneira a atender viajantes com necessidades e desejos personalizados. Além disso, a criação do selo e folder ‘Viva Guarujá o Ano Todo!, que contou com o envolvimento de todo o trade, buscou desmistificar e ampliar a oferta de atrações turísticas do município. “O Guarujá pode e merece ser visitado nas quatro estações”, destacou.

A secretária da pasta também falou sobre a renovação do selo Bandeira Azul para a Praia do Tombo, que, pelo terceiro ano consecutivo (2012/2013), torna-se a única praia urbana da América Latina certificada pela organização mundial Foundation for Environmental Education (FEE) pela qualidade das águas e costa, educação e informação ambiental, segurança, serviços e infraestrutura oferecidos aos banhistas. Maria Eunice citou outros grandes avanços, como o Projeto Orla, a participação em feiras e outros eventos no Brasil e exterior, a realização de exposições fotográficas das belezas naturais do Guarujá e o investimento em pesquisas de identificação do perfil do turista, além da promoção de dezenas de eventos, como o Encontro de Carros Antigos, Show Espetacular Volkswagem, Roteiro dos Presépios, Vila de Natal, Festival de Inverno, Sinfonia na Praia e Vila Nestlé, por exemplo. E, ao final, e com o ensejo das festas de final de ano, Groetzinger convidou a todos para escreverem sobre dragão feito de papel seus desejos voltados ao turismo do Guarujá para 2013, que foram em seguida colocados em árvore preparada para a ação, encerrando o encontro de maneira lúdica e festiva.

Fonte: Jornal de Turismo





Deixe seu comentário