Aumenta índice de criminalidade no Guarujá

Dados oficiais divulgados na semana passada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) comprovam o crescimento da criminalidade na região da Baixada Santista, informa o jornal A Tribuna de Santos. Segundo as estatísticas, o período entre janeiro e julho deste ano foi marcado pelo aumento de roubos e furtos, tanto de pessoas como de veículos. A comparação é feita com o mesmo período de 2010. Somente no que se refere a homicídio doloso (intencional) a situação mostrou-se um pouco melhor.

Maior cidade local, Santos registrou salto de 32,30% em furtos: foram 3.944 no ano passado e 5.218 neste ano. Também houve mais roubos (8,08%), com alta de 2.374 para 2.566.

Nos demais índices, o município manteve-se estável. Em 2010, foram furtados 1.143 veículos, ante 1.137 neste ano. Com relação a roubo de carros, registraram-se duas ocorrências a mais em 2011 (191 a 189, no ano passado). O diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-6), delegado Waldomiro Bueno Filho, responsável pela Polícia Civil na Baixada e no Vale do Ribeira, avalia que os dados divulgados pela SSP se assemelham aos das demais regiões estaduais, segundo declarações dadas ao jornal santista. “Há uma migração do crime, não apenas aqui, mas em todo o Estado de São Paulo. Além disso, em função da boa qualidade da vida que as cidades da Baixada apresentam, há um crescimento da população, e os bandidos vão para onde as pessoas estão”, explica.



Porém, ao mesmo tempo em que sobe a criminalidade, cresce o número de casos solucionados, ressalta o delegado. “Nós registramos um aumento significativo de casos investigados e que foram esclarecidos”.

Quase todas as outras cidades da região registraram elevação no total de crimes. A situação mais crítica se concentra em São Vicente, Guarujá e Praia Grande. São Vicente viu os roubos de veículos subirem 36,94%. Outro índice significativo corresponde ao aumento de 26,49% nos roubos a pessoas.

Quem reside na cidade de Guarujá sofre com furto de veículos: 79,11% a mais. É a mesma preocupação de Praia Grande, onde se verificou alta de 26,42% desse tipo de crime. Bertioga, Cubatão e as cidades do litoral sul (Mongaguá, Itanhaém e Guia de Peruíbe) apresentam uma situação mais tranquila. Só caiu o número de homicídios dolosos.

Fonte: Portal DCI





Deixe seu comentário