Aeroporto de Guarujá espera primeiros voos ainda este ano

O Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá dá sinais de que, enfim, alçará longos voos. As previsões mais otimistas citam que neste ano o complexo poderá começar a receber as primeiras aeronaves fretadas. A prefeitura e a Força Aérea Brasileira (FAB) ensaiam assinar o documento final de concessão de uso compartilhado do equipamento, o que pode acontecer em maio.

A assinatura do documento é necessária para a sequência do projeto. Nele se estabelece a divisão de competências entre Administração Municipal, FAB e Petrobras, que também demonstra interesse em operar no futuro aeroporto.

“Estará definida uma área em que cada entidade poderá atuar de forma compartilhada. Esse contrato foi elaborado especificamente para o aeroporto de Guarujá”, afirma Dário Lima, coordenador do Projeto do Aeroporto Civil Metropolitano, pela Prefeitura.



A proposta de triplo compartilhamento do complexo deu-se após o anúncio das perspectivas de exploração de gás e petróleo na camada pré-sal. A estatal demonstra publicamente interesse em usar o espaço como uma de suas bases operacionais para envio de material e pessoal às plataformas marítimas. Atualmente, a companhia vale-se do aeroporto de Itanhaém.

Pela localização, o equipamento em Guarujá é um ponto estratégico para as atividades de pré-sal. Antes, apenas Prefeitura e Força Aérea tinham interesse nas pistas de pouso e decolagem. Por décadas, os dois lados estudavam a melhor maneira de divisão do espaço, processo que, ao longo dos anos, não foi tão amistoso.

“Para ter esse convênio, era necessário um estudo completo de uso do equipamento. Estudo esse que foi feito pela Administração Municipal”, completa Lima. O levantamento detalhado foi entregue à Secretaria da Aviação Civil (SAC) em fevereiro.

Fonte: Jornal A Tribuna





Deixe seu comentário