Fortaleza do Itapema no Guarujá

Fortaleza do Itapema no GuarujáA Fortaleza do Itapema no Guarujá, é uma das mais antigas edificações do Brasil, foi construída no século XVI, não se tem a data exata, com a finalidade de proteger o porto de Santos dos invasores.

A fortaleza foi erguida em uma única rocha do lado esquerdo do estuário, mais precisamente no antigo bairro do Itapema, hoje, distrito de Vicente de Carvalho, foi levantada com grandes blocos de pedra, óleo de baleia e cal de sambaquis.

Em 1638 foi reconstruída por ordem do comandante Torquato Teixeira de Carvalho, com o reforço de 8 peças de artilharia. Era terceira muralha fortificada construída na região, sendo possível avistar toda a vila de Santos, a fortaleza passou por várias épocas de abandono, reconstrução e reformas.

Entre 1735 e 1738 foi novamente reconstruída, sendo emparelhada com artilharia de grosso calibre, os últimos canhões avistados sobre a muralha datam de 1850, em 1883 a fortaleza sofreu um violento incêndio que a deixou totalmente em ruínas. Atualmente está sob responsabilidade da Alfândega de Santos e abriga depósitos, laboratórios e garagem de barcos da Receita Federal.

Fortaleza do Itapema no Guarujá
Endereço: Rua Itapema, 51 - Cidade Guarujá - SP
Telefone: (13) 3352-1222




  Sobre o EncontraGuarujá
Fale com EncontraGuarujá
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Guarujá no Facebook siga o Encontra Guarujá no Twitter Encontra Guarujá no Google+


Termos EncontraGuarujá | Privacidade EncontraGuarujá