Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande no Guaruj√°

Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande no GuarujáA Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande no Guarujá, foi erguida em 1584, por ordem do Rei Felipe I de Portugal e II da Espanha, na época da União ibérica, a Fortaleza protegeu as terras e as águas do estuário de Santos.

No alvorecer do século XX perdeu seu valor estratégico, sendo substituida pela Fortaleza de Itaipu, pouco antes da ia Guerra Mundial.


Barra Grande ocupa um espor√£o rochoso da exuberante ilha-munic√≠pio de Guaruj√°. que se projeta sobre o estreito canal de acesso ao maior porto da Am√©rica Latina. N√£o h√° navio que aporte em Santos sem desfilar a pouco mais de 100 metros de suas espessas, r√ļsticas e exuberantes muralhas.

A formid√°vel posi√ß√£o estrat√©gica de bloqueio ao porto foi ocupada ap√≥s a√ß√£o militar vitoriosa de Andr√©s Higino -sob o comando do almirante espanhol Diogo Florez Valdez - contra as caravelas de Edward Fenton, cors√°rio ingl√™s, em 1583. Sua forma arquitet√īnica original foi concebida pelo italiano Giovanni Battista Antoneli, que acompanhava a esquadra de Valdez.



  Sobre o EncontraGuarujá
Fale com EncontraGuarujá
Anuncie no EncontraGuarujá
Cadastre sua Empresa no EncontraGuarujá (grátis)



Termos EncontraGuarujá | Privacidade EncontraGuarujá

Bandeira do Guarujá